A Importancia do Iodo no nosso Organismo

Qual a função do iodo no nosso organismo?

O iodo tem como função fundamental a biossíntese das hormonas tiroideias (T3 e T4 – triiodotironina e tiroxina, respetivamente), as quais desempenham um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento dos nossos órgãos, e principalmente do cérebro.
Que quantidades de iodo são necessárias?

As necessidades de ingestão de iodo, bem como da maioria dos outros micronutrientes, varia ao longo do ciclo de vida.

Para o iodo e, no caso de grávidas e mulheres que estejam a amamentar, a dose diária recomendada, segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge os 250 μg/dia (para adultos – homens e mulheres – as recomendações são de 150 μg/dia, e para crianças dos 0 aos 5 anos é de 90 μg/dia).

Porque é que é as necessidades aumentam para as grávidas e lactantes?

 A ingestão adequada de iodo é ainda mais determinante para mulheres que planeiam engravidar ou que já estejam grávidas ou amamentem, porque o crescimento e desenvolvimento do cérebro é máximo durante período fetal e nos primeiros anos de vida.gravidez

Ou seja, no período da preconceção é importante a suplementação para que hajam reservas deste micronutriente logo no início da gestação.

Durante a gravidez a ingestão de iodo deve satisfazer as necessidades da mulher, para a produção das suas próprias hormonas tiróideas que vão ser essenciais para o normal funcionamento do metabolismo da mulher, bem como crescimento e desenvolvimento cerebral do feto e futuro bebé.

Quando a ingestão de iodo é insuficiente pode resultar em inadequado desenvolvimento cognitivo e/ou comportamental e, no caso de uma deficiência grave na ingestão em iodo, cretinismo na criança.

Enquanto estiver a amamentar em exclusivo, o leite materno é a única fonte de iodo a que o bebé terá acesso, pelo que, mais uma vez a mulher deve ingerir quantidades suficientes para as suas necessidades e para as do bebé.

E não há alimentos com iodo?

Claro que há alimentos que são boas fontes de iodo: as algas, peixe e alguns hortícolas.

 

No entanto, a quantidade de iodo presente nos vários alimentos é muito variávKOMBUel, dependendo de vários fatores, pelo que é difícil estimar o aporte de iodo através da alimentação.

Sabia que a bebida MOA é uma boa fonte de Iodo? Alga Kelp

A bebida MOA é constituída por dois tipos de Algas , Kelp e Kombu.

Sendo a bebida MOA uma rica fonte de Iodo e não só !

Clique aqui e Veja alguns testemunhos com a bebida MOA

João Tavares

Viva com Saúde Pensando no seu Bem-Estar !

Fale Comigo, e Comece a Realizar os seus Sonhos Hoje !

Comentar

Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta

*