O stresse oxidativo está a envelhecer as suas células? (2ª parte)

No seu corpo há uma batalha que se trava, sem que saiba: de um lado, os radicais-livres, que apostaram em envelhecê-la, por outro, as suas defesas, que lutam contra eles. Mas um novo teste/produto, promete ajudar a prevenir e a tratar o stress oxidativo.

Começar a fazer prevenção antioxidantes VS radicais livres

Para já, o primeiro passo é medir o seu nível de stresse oxidativo. O teste, feito em algumas farmácias, dá-lhe dois valores: o seu nível de radicais-livres – cujo valor recomendado é abaixo dos 310 – e o nível das suas defesas imunitárias contra eles – que, idealmente, deve estar entre os 1,07 e 1,53 mmol/L. A partir daqui, o seu médico/terapeuta pode começar a delinear consigo um plano de prevenção.

O passo seguinte é regular a alimentação para equilibrar a balança entre o stresse oxidativo e a capacidade antioxidante. Os especialistas recomendam uma alimentação equilibrada, que deve ser rica em minerais e vitaminas com propriedades antioxidantes. Estas, para além de terem um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro, são também a resposta para atrasar o processo de envelhecimento da pele. As vitaminas mais importantes para combater o stresse oxidativo são a A, C, D e E. A vitamina D evita que tenhamos problemas articulares; para a metabolizarmos, precisamos de apanhar sol. Além disso, previne o cancro, melhora a capacidade cardíaca e a memória. A vitamina A estimula as células T regulatórias, que diminuem os processos de inflamação. A vitamina C e E impedem que se dê a oxidação de outros nutrientes – por sua vez precisam da A para não oxidarem. As vitaminas dependem umas das outras na sua interação e dos minerais, para se manterem ativas.

Proteção de atletasuplementos

Defendo que uma dieta equilibrada não chega para atingir um nível ideal de combate ao stresse oxidativo. Por isso, necessitamos uma proteção de atleta, e adicionamos à terapia suplementos nutricionais inteligentes, à base de complexos vitamínicos e minerais, ideais para cada pessoa aumentar a sua capacidade antioxidante. Mas nem todos os suplementos multivitamínicos são 100% eficazes. O grande problema é que, muitas vezes, não são feitos com os melhores transportadores – substâncias adicionadas às vitaminas e minerais para que entrem nas células na sua melhor forma. Por mais altas que sejam as quantidades destes nutrientes, não é essa quantidade exata que a pessoa recebe, se os transportadores forem maus. Por exemplo: quem toma um citrato de magnésio, recebe 30% desse mineral; se tomar quelato de magnésio, recebe quase 100%. As pessoas não sabem disto, por isso deve ser um especialista médico/terapeuta a aconselhar o suplemento mais indicado. Paralelamente, receito probióticos, feitos à base de organismos vivos, bactérias benéficas ao organismo que, nas doses ideais, melhoram a flora intestinal e a saúde. Os probióticos têm um papel muito importante, uma vez que 80% das nossas defesas imunitárias estão nos intestinos.

Este tipo de regime suplementar é seguido por bailarinos e atletas de alta-competição. Devido ao extraordinário esforço físico a que submetem o seu corpo, os atletas costumam ter níveis altos de radicais-livres, mas as suas defesas também costumam ser bastante elevadas, equilibrando a balança do stresse oxidativo. Os atletas treinam o seu corpo para o stresse físico permanente, mas são nutridos e suplementados de um modo excecional. Penso que, hoje, toda a gente devia ser vista como um atleta. Precisamos de nos super-nutrir de forma mais inteligente, trazer todos para o patamar da nutrição optimal, tal como um atleta de alta-competição, que recebe as quantidades certas de vitaminas, minerais e aminoácidos. Eles precisam de uma enorme disciplina, fazem uma alimentação muito regulada. Se toda a gente encarasse a sua vida como a de um atleta, o mundo seria mais saudável.Ariix

E você conhece os produtos de alta qualidade da Ariix?

Clique aqui para conhecer melhor a bebida MOA!

Clique aqui para ler testemunhos de pessoas com os produtos Ariix!

 

Robson Santos
Pensa, Sinta e Faça. Abrace o seu Sonho!

Comentar

Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta

*